Você tem te tido autocompaixão consigo mesma?
Autocompaixão trata-se de você ser gentil consigo mesma e se respeitar. Quando alguém, um amigo ou familiar está passando por um momento diícil ou cometeu algum erro você tem compaixão do mesmo?
Então porque com você seria diferente? Infelizmente temos o hábito de nos julgar e as vezes, nos cobrar em situações além do que conseguimos, sendo muitas vezes crueis conosco mesmos.
Autocopaixão não é se vitimizar, se limitar ou sentir pena de você mesma, mas sim ser gentil e compreensiva com suas falhas, aceitar suas condições, entender que em algum momento você falhará, pois é ser humano.
Julgar e criticar não ai fazer de si melhor, o que pode ajudar é você ser compreensivel consigo e, quem sabe, na próxima vez você traçe uma estratégia diferente para cumprir seu propósito.
Ao invés de quando errar olhar todos seus defeitos e somente te criticar, pense em algumas qualidades que, talvez, na próxima tentativa ou no seu dia a dia você pode usar.
Exercer autocompaixão com você mesma é um exercício diário, precisa se tornar um hábito, com isso você estará elevando sua autoestima e se cuidando!
Em alguns casos é necessário um acompanhamento profissional, para ressignificar algumas vivência e autoconhecimento. Procure um profissional da Psicologia.
Psicóloga Laina Gatte – CRP 04\4991
Pós Graduada em Terapia Cognitiva Comportamental