Dentro da Psicologia existem diversos tipos de abordagem, dentre elas existe a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). Essa abordagem nasceu da psicanálise, abordagem essa que pode ser considerada a “mãe da psicologia”, a TCC foi criada pelo Aaron Beck e teve vários seguidores importantes, dentre eles Judith Beck (sua filha). Essa abordagem vem mostrando cada vez mais o seu potencial, ganhando mais forças e crescendo nos consutórios.

A TCC tem como foco trabalhar os sentimentos, pensamento e comportamentos dos indivíduos.

Entende-se que a forma como uma pessoa interpreta, lida e interioriza cada situação desencadeia diferentes tipos de emoções, pensamentos e sentimentos. Pode-se também perceber que muitas das vezes tais reações podem ser desproporcionais com a realidade, catastróficas ou distorcidas, podendo gerar no indivíduo um processo de adoecimento.

Durante os atendimentos o psicólogo tem um papel ativo, educativo e colaborativo. Auxiliando o paciente, através de técnicas e da psicoeducação, a mudar crenças e pensamentos disfuncionais, avaliar de maneira mais realista os pensamentos, obtendo assim uma melhora emocional e algumas mudanças comportamentais.

A TCC ensina ao paciente questionar e entender suas emoções, pensamentos e comportamentos, direcionando o paciente em um processo de autoconhecimento, autoresponsabilidade e aumento de inteligência emocional.

Através da Terapia o indivíduo apresenta melhora e fortalecimento emocional, trabalhando questões passadas e presentes, sendo essas, por vezes ressigificadas e através dessas mudanças planejando mudanças para o presente e futuro.

Podemos concluir que deve-se fazer Terapia para:

Entre em contato e agende sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *