Ao analisar fatos que ajudam um indivíduo ser feliz, percebe-se que não necessariamente, aquela pessoa não possui grandes problemas ou algum transtorno mental, porém para chegar a essa tal felicidade ou bem estar é necessário o autoconhecimento.
Podemos usar uma analogia para a explicação deste: Você pode não estar com o “carro” quebrado, mas não significa que está se movimentando de uma forma que esse passeio seja agradável, feliz e significativo. Nesse sentido você pode ter o carro mais rápido do mundo, porém se você não tiver GPS, não conhecer onde está e aonde quer chegar, toda essa potência\velocidade será inútil.
Podemos dizer que na vida também é assim, sem o autoconhecimento você não consegue usar seu potencial por inteiro. Você pode ter energia, disponibilidade e boa vontade, porém, você não saberá, por exemplo, seus limites antes de precisar chegar até eles ou seus potenciais para usá-los de maneira que podem te trazer benefícios.
O autoconhecimento permite:
- Entender suas reações;
- Entender seus padrões de relacionamento;
- Entender o que precisa de mudanças para ter resultados diferentes;
- Entender padrões de vínculos;
- Conhecer sua personalidade;
- Reconhecer e saber lidar com suas emoções;
- Saber quais são seu valores e pontos fortes;
- Definir suas prioridades;
- Traçar objetivos confiáveis.
Ao listar o que o autoconhecimento te permite, o que ele traz para sua vida pode-se entender o primeiro paragrafo e reafirmar que a felicidade não está onde não existem problemas e sim onde se consegue: entender, prevenir e precaver tais.
Como buscar e desenvolver o autoconhecimento:
- Fazendo terapia;
- Observando seus comportamentos, sentimentos e pensamentos;
- Buscando materiais (livros, vídeos e cursos) que ensinem formas para tal desenvolvimento.
É importante destacar que o autoconhecimento é um processo contínuo, como todo processo, este demora tempo e requer investimento em tal. Para isso busque ajuda profissional, faça terapia! Você pode precisar ou ter um auxílio para iniciar este processo.