Você já ouviu falar ou sabe o que é resiliência?
Provavelmente você já ouviu esse termo no mundo da física, e sim, ele veio de lá. Porém estudiosos identificaram em nós, seres humanos, esse mesmo movimento que hoje na Psicologia é abordado e reforçado para nosso desenvolvimento.
Resiliência no mundo da física é a capacidade que alguns materiais têm de absorver o impacto e retornar à forma original, quando falamos de Resiliência humana é sobre a capacidade\habilidade de superar as adversidades, de retornar ao bom estado de saúde mental após algum acontecimento ruim.
Entendendo esse conceito podemos perceber o quão importante é desenvolver essa habilidade, uma vez que, reconhecemos que durante o cotidiano e vivências o ser humano presencia e vivência momentos ruins e traumáticos, ao desenvolver essa habilidade que a Psicologia Positiva vem investindo e destacando durante o processo de psicoterapia o indivíduo aumenta sua capacidade de lidar com as adversidades e suas emoções.
Existem algumas maneiras básicas de desenvolver a resiliência, sendo elas:
- Fazer e manter amigos
- Construir crenças positivas em relação a si e ao futuro
- Valorizar e reconhecer seu próprio comportamento positivo
- Autodeterminação
- Vivência da espiritualidade
- Estimular resoluções de problemas
Isso ocorre porque essa habilidade se desenvolve no lobo frontal, parte do cérebro que é ativado ao vivenciar sentimentos positivos.
“A maior glória em viver não está em jamais cair, mas em nos levantar cada vez que caímos.”
Nelson Mandela
Para desenvolver essa habilidade e outras pode ser necessária a ajuda de um profissional da Psicologia, para isso agende uma consulta e permita-se vivenciar e promover sua saúde mental.
Você tem desenvolvido essa habilidade? O que você tem feito para desenvolver a Resiliência?
Psicóloga Laina Gatte – CRP 04\4991
Pós Graduada em Terapia Cognitivo Comportamental