Seu biotipo não favorece o aumento de peso? Já está na musculação a tempos e não vê resultado em relação a seu objetivo tão sonhado de hipertrofia muscular, volume.. Então veja quais são os principais erros no processo de ganho de massa muscular .
1º Ficar muitas horas sem comer. A regra é clara: No processo de ganho de massa muscular deve existir um superávit calórico, ou seja, um consumo de calorias maior do que se gasta, sendo assim, a CHAVE para fazer dar certo é a periodização, a divisão dos nutrientes ao longo do dia todo, principalmente das proteínas. Se você tem um metabolismo muito acelerado quanto mais refeições puderem ser feitas ao longo do dia, melhor será a divisão das calorias, macro e micronutrientes.
2º Comer muito volume de comida em poucas refeições ao longo do dia. A chance de você conseguir absorver todos os nutrientes é pequena, muito do volume exagerado de comida será eliminado ou transformado em gordura (a famosa barriguinha). A proteína é um belo exemplo, muitos pensam que comer muita proteína em uma só refeiçao ajuda, porém ela será muito melhor aproveitada se for dividida em outras refeições.
3º Medo de carboidratos e exagero em proteínas. O carboidrato é tão importante para a hipertrofia e performance quando a proteína, o erro está em achar que o carboidrato engorda e a proteína não! O carboidrato é fundamental para a reserva de glicogênio muscular, produção de energia e recuperação muscular, sem ele não haverá hipertrofia. Assim como um excesso de proteína poderá ser eliminado ou transformado em gordura
4º Falta de sono e descanso. A verdade é que o músculo só se recupera no descanso e é nesse momento que ocorre o seu crescimento. Boas noites de sono são mais que fundamentas, além de um descanso entre os treinos (o que deve ser feito pelo profissional de educação física.
5º Álcool e medicamentos a anti-inflamatórios. O álcool é uma das substâncias mais catabólicas que existe,
O anti-inflamatório prejudica pelo simples fato de fazer o efeito oposto da hipertrofia. A musculação e ou exercício de força é justamente a inflamação que o musculo necessita para quebrar a homeostase e crescer, imagina só, um medicamento que faz justamente o contrário. Então nada de tomar antinflamatório para dor após aquele treino pesado, a dor muscular pós treino é importante (desde que dentro da normalidade)