Estamos em um tempo onde precisamos ser produtivos, entregar e ver os resultados acontecendo e, caso isso não aconteça, nos julgamos como “as piores pessoas do mundo”, incompetentes, com isso ficamos frustrados e desmotivados.
Nesse tempo de pandemia onde o home office chegou no Brasil, podemos perceber essa questão da produtividade sendo mais cobrado do que todos os outros tempo e com isso, também vimos pessoas adoecendo, por isso é importante pararmos nesse momento e refletirmos sobre essa tal produtividade, o que realmente precisamos cumprir focar nessa tal tarefa com excelência.
Precisamos planejar, o planejamento coerente e a ação são os segredos do sucesso. Muitas pessoas acordam super cedo mas não conseguem fazer tudo que tem para fazer, porque o segredo não esta em acordar cedo (claro que isso pode ajudar se usado corretamente), o segredo é você ser focado(a), ter atenção plena em cada tarefa ser feita e respeitar suas limitações.
Primeiro passo para um dia produtivos é planejar, colocar no papel tudo o que você precisa fazer naquele dia, lembrando que você é um ser humano e que tem limitações e que, além disso, não tem controle sobre todas as coisas e que, imprevistos podem acontecer. Então planeje suas atividades de acordo com sua demanda e limitação.
Segundo passo é a ação! Esse passo é muito importante e para coloca-lo em prática é interessante que você tem atenção plena em cada atividade a ser feita, você pode tirar coisas que te distraem de perto de você, como: celulares ou eletrônicos que você não vai precisar, comidas que você fica beliscando, ou o que prenda sua atenção e faça você desfocar.
A produtividade vem como um monstro, mas na verdade e algo que podemos e devemos controlar, precisamos gerir nosso tempo de maneira que conseguimos cumprir e com autocompaixão, ou seja, tendo compreensão de nossas limitações e exaltando nossas forças.
Caso você sinta dificuldade, precise de ajuda para conseguir lidar com suas questões, procure ajuda de um profissional de Psicologia, a terapia pode e vai te ajudar com essas e outras questões.
Psicóloga Laina Gatte – CRP 04\4991
Pós Graduada em Terapia Cognitiva Comportamental