No post anterior trouxe para vocês o conceito de distorções cognitivas, com o intuito de desmistificar esse conceito e ao longo destes posts continuarei trazendo as mais importantes e mais vistas distorções, com o propósito de identifica-las e ressignifica-las de maneira que você consiga adquirir inteligência emocional.

Se você não viu o último post, antes de ler esse volte no post: Distorções Cognitivas I

Leitura Mental

Nessa distorção cognitiva o indivíduo acredita saber o que o outro está pensando sobre si, literalmente como se conseguisse ler a mente do outro, tais “leituras” não têm embasamento concreto ou evidência. Porém o indivíduo acredita fielmente saber o que o outro está pensando mesmo sendo por suposição, sem nenhuma fala do outro, o mesmo acredita “ler a mente” através de um olhar, risada ou comportamentos.

Exemplificando:

Para identificar uma resposta alternativa, diante da situação e a leitura mental, esclareça os fatos:

Logo, saberá que NÃO. Então, se você quiser esclarecimento, pergunte diretamente para pessoa sua dúvida.

Pensamento Dicotômico

Nesta distorção, o indivíduo apresenta grande rigidez ao perceber e analisar eventos ou pessoas, conseguindo ver as situações em apenas duas categorias, mutuamente exclusivas. Nesse caso, o indivíduo enxerga a vida apenas como duas ideias polarizadas, o famoso “tudo ou nada” ou “oito ou oitenta”, apresentando um padrão de pensamento inflexível, não conseguindo perceber diversas outras situações possíveis.

Exemplificando:

Para identificar uma resposta alternativa, diante da situação tente considerar outras possíver possibilidade, se pergunte:

Nos próximos posts falaremos sobre as outras distorções, fiquem ligados para acompanhar cada um, identificar em si e começar a descontruir essas ideias que te limitam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *