Como anda sua autoestima? Você tem se valorizado? Cuidado de você? Você tem sido compreensível om você mesmo?

Sabemos que nossos maiores críticos somos nós mesmos, e isso, até um certo ponto pode ser favorável para nosso desempenho, porém, em contra partida, se não for na dosagem certa pode ser nosso maior obstáculo também.

Pensando nisso, trago aqui os 6 pilares da Autoestima para você conhecer, analisar e PRATICAR:

  1. A Prática de Viver Conscientemente – Viver consciente dos valores que são importantes para si, presentes nos momentos diários, ciente dos recursos que possui.
  2. A Prática da Autoaceitação – Aceitar a si mesmo, no sentido de acatar aquilo que não pode mudar e melhorar o que você pode mudar. Uma pessoa que busca o desenvolvimento pessoal precisa ser ciente de suas limitações e das melhorias que pode obter.
  3. A Prática da Autoresponsabilidade – Responsabilizar-se pelos seus relacionamentos, pelas suas ações, pelas suas decisões. Saber que o principal agente causal na sua vida é você porque nós somos responsáveis quando somos capazes de responder aos desafios da vida como seres saudáveis e autônomos.
  4. A Prática da Autoafirmação – Honrar minhas necessidades, valores e desejos para viver autenticamente e agir com integridade com as próprias convicções.
  5. A Prática da Vida com Propósito – Mover-se orientado por propósitos, que tanto podem ser materiais quanto espirituais. Isso porque são os nossos objetivos que nos motivam a viver, que dinamizam nossa existência.
  6. A Prática da Integridade Pessoal – Planejar suas ações para que os seus objetivos sejam mais do que sonhos porque os fins não relacionados a um plano de ação não se realizam.

Ao colocar esses pilares em prática você conseguirá perceber o quanto é importante a sua pessoa, o seu cuidado, a sua vida e, consequentemente, as coisas e pessoas ao seu redor também passará a perceber e valorizar desta maneira também.

Em alguns casos é necessária a ajuda de um profissional para te ajudar e orientar, talvez até mesmo seja necessário você passar por um processo de cura e auto perdão, para isso faça terapia.

Laina de Ameida Gatte- CRP 04\4991

Pós Graduada em Terapia Cognitiva Comportamental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *