Se sim, ótimo! Se não, relembre aqueles momentos de sua infância que esperava com grandes expectativas um familiar chegar do trabalho, o dia de ir brincar com algum(a) amigo(a), o dia do aniversário ou até mesmo dia das provas.
Pensando nisso conseguimos perceber que esse sentimento nos acompanha e nem sempre foi caracterizado como somente ruim, trazendo esses exemplos, podemos ressaltar a importância de uma ansiedade saudável em nossa rotina, pois é ela quem nos ajudará a nos preparar para momentos difíceis e para, projetar e buscar bons momentos.
O problema é quando esse sentimento começa a nos trazer malefícios e paralisações, então começamos associar seus sintomas à crenças que muitas vezes são irreais e catastróficas gerando em nós respostas totalmente desadaptativas, trazendo consequências emocionais e físicas ruins.
Pensando nisso foram criadas algumas estratégias que podem ser utilizadas nos momentos de agudização da ansiedade em que chamamos de Crise de Ansiedade/Crise de Pânico, onde o indivíduo apresenta sintomas físicos como: palpitações, sudorese, tremor, sensação de falta de ar, dor no peio, medo de morrer, calafrios ou sensação de calor e medo de perder o controle. Além dos sintomas físicos o indivíduo apresenta pensamentos catastróficos.
Uma estratégia para esse momento criada por Bernard Rangé que vem trazendo resultados eficazes é o ACALME-SE, onde ao começar sentir os sintomas descritos acima é lido e seguido as orientações a seguir:
Aceite sua ansiedade. Isso mesmo, pode parecer estranho, porém quanto mais você luta contra ela o sentimento de raiva e prolongará esse desconforto, e quanto mais você acolhe e reconhece sua ansiedade, mais condições você tem de lidar com ela.
Contemple as coisas ao seu redor. Desconecte-se com suas sensações internas e conecte-se com o ambiente externo, observe cada detalhe do ambiente, as cores, os cheiros, objetos ao seu redor e tudo o que é externo a você.
Aja com sua ansiedade. Mantenha-se ativo, agindo com ritmo e conforme consegue. Deixe de lado a sensação que precisa para ou fugir e aja com naturalidade, dentro do possível.
Libere o ar de seus pulmões. Fazendo a respiração diafragmática, onde você inspira suavemente por 3 segundos, prende o ar por mais 3 segundo e vai soltando o ar lentamente por 6 segundos.
Mantenha os três primeiros passos e perceba a as sensações ruins sendo amenizadas.
Examine seus pensamentos. Com a mente menos caótica você pode perceber a situação menos catastrófica, questione os pensamentos anteriores de forma mais racional. Você tem provas que aqueles pensamentos eram reais ? Há outra maneira de entender o que esta acontecendo ? A ansiedade pode mostrar erroneamente que situações desagradáveis sempre são perigosas.
Sorria! Você conseguiu, foi capaz de lidar com esses momentos usando seus próprios recursos. A visita chata já se foi e agora você sabe que pode lidar melhor com esse visitante na próxima.
Espere o futuro com aceitação. Prever ou antecipar o futuro não é positivo. É importante vivenciar o presente, sabendo que se ocorrer novamente, você já tem ferramentas disponíveis para que você maneje da melhor maneira essa crise.