A síndrome pré-menstrual (TPM) é um dos principais problemas de saúde para mulheres em idade fértil, pois tanto os sintomas físicos quanto psicológicos podem afetar a saúde e a qualidade de vida.

No ponto de vista da  nutrição, o que pode-se fazer é  auxiliar e abordar os desequilíbrios nutricionais e gatilhos hormonais subjacentes.

Com relação à hábitos alimentares nesse período:

O padrão alimentar rico em frutas, sementes e vegetais ( aumento o aporte de fitoquímicos e vitaminas do complexo B), com redução no consumo de produtos industrializados, excesso de carnes, sal e aditivos químicos pode ser uma opção de dieta ideal na segunda metade do ciclo menstrual para minimizar sintomas da TPM.

 Com relação a suplementação que pode ser utilizada:

Estudos sugerem que o magnésio e a vitamina B6 podem atenuara ansiedade e o estresse associados à TPM. A suplementação de vitamina D foi associada a redução na incidência de vários sintomas de TPM, como dores nas costas, flutuações de humor, irritabilidade e choro fácil.

Com relação a fitoquímicos que podem minimizar sinais e sintomas:

O óleo de prímula e borago, assim como o vitex agnus-castus são intervenções muitos estudadas e utilizadas no alívio dos sintomas da TPM, principalmente para mulheres que apresentam sensibilidade e dores nos seios, cólicas e irritabilidade.

E você? Já percebeu como a nutrição e hábitos saudáveis está totalmente ligados aos sinais e sintomas; e como uma boa alimentação e orientação nutricional pode melhorar sua qualidade de vida nesse período tão conturbado para algumas mulheres ? posso te ajudar nisso?!

 Se você sofre com esses sintomas, procure um profissional da nutrição para auxiliar a minimizar esses dados.

#saudedamulher  #alimentaçãosaudavel #habitossaudaveis #nutriçãofuncional.

Nutricionista: Ana Carolina Pacheco Vieira

CRN923022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *