O tempo mudou e as alergias respiratórias aparecem mais do que nunca, é assim com você?
E como toda manifestação alérgica e imunológica, existem alimentos que podem piorar ou melhorar os sintomas.
🔸️Os estudos apontam que o leite é um dos alimentos que mais agravam as manifestações alérgicas, na minha prática clínica vejo nitidamente essa relação em doenças com acúmulo de muco. Porém todos os alimentos alergênicos também podem ser gatilhos (soja, glúten, amendoim) mas muito importante: Não adianta excluir todos ao mesmo tempo, o ideal é retirar cada um por vez e ter essa percepção.

🔸️Os derivados do leite parecem não ter o mesmo efeito, de acordo com os estudos. Principalmente se forem curados ou fermentados.


🔸️Como toda reação imunológica, a microbiota intestinal está ligada diretamente, por isso é importante evitar tudo que faz mal para ela, como excesso de proteína, corantes, conservantes, álcool e açúcar.

🔸️A melhor maneira de começar o dia quando a rinite já acorda atacada é com um chá, de gengibre, capim limão, erva cidreira e chá verde. Também vale inalar óleos essenciais como manta e eucalipto.

🔸️O gengibre é uma das estratégias que mais vejo funcionar, raiz, em pó ou óleos essenciais. Própolis, Chorella e Spirullina são fantásticos!!! .

🔸️Melhorar a digestão é fundamental, seja pela mastigação ou por uso de enzimas digestivas. Mas em muitos casos é necessário o uso de probióticos, ainda mais se tiver feito uso recentemente de antibióticos.

Todas as estratégias usadas devem ser prescritas e acompanhadas por um nutricionista. Cuide da sua saúde e não sofra mais com alergias respiratórias.

Nutricionista Stella Barcellar

CRN9 21417

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *