Se procura optar sempre por uma alimentação saudável deve saber, desde já, que se deve rodear de alimentos realmente saudáveis, quer em casa, quer no seu contexto de trabalho e/ou social. Preencher o seu frigorífico e armários com opções nutricionalmente ricas vai ajudá-lo a evitar comidas e nutrientes que podem contribuir para o aparecimento de várias doenças.
No que diz respeito à doença renal, as principais causas da mesma são a hipertensão arterial e a diabetes. Mas se estas duas condições estiverem controladas, a doença renal pode ser prevenida. E, mesmo em casos onde já esteja presente, a sua evolução para estádios mais graves pode ser abrandada com uma correta escolha a nível alimentar.
Quando os rins não funcionam adequadamente, deixam o corpo vulnerável ao aparecimento de várias complicações. Deste modo, manter uma boa função renal contribui para uma melhora da saúde.
Uma alimentação amiga do rim limita certos nutrientes e difere em alguns pontos das recomendações gerais para uma alimentação saudável: recomenda-se uma redução na ingestão de proteínas, fósforo, potássio e líquidos. O objetivo desta dieta é manter os níveis de eletrólitos, minerais e fluidos, controlados.
Alimentos que devem ser evitados no caso de problemas renais:
- Proteínas : Carne vermelhas, ovos , peixes, leite e carne branca. Seu excesso pode desencadear uma sobrecarga no rim, prejudicando ainda mais o funcionamento renal.
- Hidratos de Carbono: açúcar, mel refrigerantes, bebida alcoólica, alimentos processados, chocolate, banana e compotas. Muitos desses hidratos são ricos em potássio e fósforo, o que quando consumido em excesso pode avançar o estágio da doença renal.
- Gordura: banha, manteiga, alimentos fritos, biscoitos maionese. O excesso desses alimentos podem levar o aumento do peso e prejudicar ainda mais o quadro do paciente c problema renal.
- Sal: molhos de soja, ketchup, embutidos, conservas ( azeitonas, legumes), alimentos pré- prontos e mariscos e crustáceos. O consumo excessivo de sal leva à formação de edemas e aumento da tensão arterial , agravando ainda mais o quadro renal e um excesso de trabalho por parte do coração.
Caso sofra de algum problema renal procure um profissional da área para auxiliar no tratamento dos sinais e sintomas.
Como nutricionista posso te ajudar e variar sua alimentação de forma certa, minimizando o quadro da doença e melhorando sua qualidade de vida.
Nutricionista: Ana Carolina Pacheco Vieira
CRN923022.