Você sabia que bebês menores de 1 ano de idade NÃO DEVEM receber LEITE DE VACA mesmo se a mamãe não puder amamentar?
Leia o post que eu vou te explicar os motivos:
- A composição do leite de vaca é muito diferente do leite materno e não atende as necessidades do bebê, podendo prejudicar seu crescimento e desenvolvimento;
- O leite de vaca tem baixa quantidade e biodisponibilidade de ferro, podendo desencadear uma anemia ferropriva no bebê (anemia pela deficiência de ferro);
- Possui alto teor de proteínas com relação ao leite materno. Essas proteínas presentes no leite de vaca são grandes e difíceis de digerir. O organismo dos bebês ainda não está preparado para recebê-las. Por isso, pode agredir as células do intestino e causar problemas como má absorção de nutrientes, diarreia, cólicas e sangramento intestinal.
- Tem elevado teor de eletrólitos e proteínas, que pode acarretar distúrbios eletrolíticos e sobrecarga renal.
- Apresenta quantidades inadequadas de vitaminas, minerais e gorduras essenciais, podendo prejudicar o crescimento e desenvolvimento do bebê.
- A criança que é exposta precocemente ao leite de vaca, pode desenvolver alergia a proteína do leite, obesidade, atraso no desenvolvimento neurológico e predisposição futura a aterosclerose.
No caso da mamãe não conseguir amamentar, a melhor opção é o uso de fórmulas infantis, que são preparadas a base do leite de vaca, mas sofrem modificações para que a sua composição fique bem parecida com o leite materno!!!
✅Procure um nutricionista materno-infantil para adequar as quantidades e o tipo de fórmula necessária.
💚 Essas informações foram úteis pra você?? Compartilhe esse post, marque uma mamãe com essa dúvida!!! Ah, e deixem mais perguntas sobre o tema nos comentários!!!!