O magnésio é um nutriente importante para diversas vias bioquímicas. É um dos minerais mais carentes na alimentação atual e um dos mais exigidos em processos de estresse (sim, o estresse crônico depleta magnésio do organismo). Baixos níveis de magnésio na alimentação e em nosso organismo aumentam a suscetibilidade a várias doenças.
De forma resumida, relacionei abaixo algumas das suas ações:
- 1). O magnésio é um nutriente importante na produção de serotonina, sendo, portanto, interessante em quadros de depressão, ansiedade, insônia, compulsão e alterações de humor.
- 2). O magnésio é um dos mais de 20 nutrientes necessários para a saúde óssea.
- 3). Na enxaqueca, o magnésio é um dos nutrientes mais estudados, tanto por sua ação anti-inflamatória, quanto por seu papel no relaxamento muscular, diminuindo o tensionamento comum.
- 4). A deficiência de magnésio pode estar associada ao aumento do ácido úrico, à inflamação e ao estresse oxidativo. Como também, à fadiga e à redução do desempenho fisico, uma vez que o magnésio é usado como cofator por enzimas do metabolismo energético.
- 5). Esse papel no metabolismo energético torna o magnésio interessante também em quadros de resistência à insulina e diabetes.
- 6). O magnésio, juntamente com a vitamina B6, entra na formação de todos os neurotransmissores. Portanto, é fundamental para evitar sintomas ligados a desequilíbrios mentais e emocionais.
São sinais e sintomas de deficiência de magnésio: fadiga, depressão, fibromialgia, confusão mental, irritabilidade, insônia, tensão pré-menstrual, inchaços, hiperatividade, agregação plaquetária, espasmos esofágicos, hipertensão, distúrbios cardíacos, problemas na condução nervosa e contração muscular, dor de cabeça, mialgias, tremores, resistência à insulina, cãibras musculares, osteoporose, perda de apetite, predisposição ao estresse, microcalcificações em vários locais no organismo, entre outros.
Ficou surpresa (o) como o magnésio é um nutriente importante para diversas vias bioquímicas? Aproveite e compartilhe esta informação com quem precisa saber. E nos acompanhe pelo Instagram @nutricionistabarbaracosta.