É muito comum que o início da introdução alimentar dos bebês seja cercado de dúvidas por parte dos pais, principalmente os de primeira viagem. Uma dúvida que é muito comum nesse período é, DEVO COMEÇAR COM UM SUQUINHO OU COM A PRÓPRIA FRUTA?

De acordo com a Sociedade Americana de Pediatria, os sucos mesmo que NATURAIS, só devem ser oferecidos ao bebê depois que ele completar 1 ANO de idade. Os motivos estão listados abaixo:

Quando batemos a fruta para que ela vire suco, grande parte das fibras é perdida. Dessa forma, quando ele for consumido, haverá uma absorção da frutose de forma muito rápida em comparação quando consumida a fruta, aumentando a chance de desenvolver obesidade e diabetes no futuro.

O suco será absorvido de forma muito mais rápida do que a fruta, saciando o bebê por menos tempo, podendo levar ao consumo excessivo de calorias.

Quando introduzidos de forma precoce, as bebidas com sabor e adoçadas podem prejudicar a aceitação de água, que deve ser a nossa prioridade com relação a ingestão de líquidos.

O bebê não conseguirá explorar as características do alimento da mesma forma que conseguiria se estivesse comendo uma frutinha in natura, segurando, sentindo texturas, estimulando o paladar. Portanto, será pouco o aprendizado.

Consegui tirar a sua dúvida? Então compartilhe ou marque alguém que também esteja precisando dessas informações!

BRUNA FERREIRA – NUTRICIONISTA MATERNO-INFANTIL

CRN 19425

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *