A fadiga, ou o cansaço excessivo mental e físico tem sido um sintoma cada vez mais frequente, reduzindo muito a qualidade de vida, por reduzir a produtividade, a memória, a capacidade de comunicação no trabalho e a energia para realizar atividades comuns do cotidiano, se tornando grave quando se perde até mesmo o ânimo de realizar atividades que antes eram prazerosas.
A alimentação saudável exerce papel fundamental na redução deste sintoma, uma vez que o adequado aporte de nutrientes é imprescindível para a modulação de hormônios e neurotransmissores que estão desequilibrados em episódios de fadiga crônica – como o cortisol. Este hormônio deve estar aumentado durante a manhã e reduzido no período noturno. Sendo assim, iniciar o dia com uma atividade física prazerosa é uma excelente estratégia.
Alguns alimentos e estratégias nutricionais são capazes de melhorar a performance cognitiva – desde que associados a um estilo de vida saudável, onde uma boa noite de sono é extremamente importante, assim como a prática de atividade física, afinal, nosso corpo é em grande parte água, água parada apodrece! Portanto, sono + atividade física regular é a base para o tratamento da fadiga mental.
Os nutrientes e suplementos tem sido cada vez mais estudados, já que nunca ouve tanto relato de fadiga e desgaste mental, dentre eles encontramos: Spirullina, antocianinas, beta glucana, beta-sitosterol, Coenzima Q10, magnésio, vitaminas C, D e vitaminas do complexo B.
E não e engane, se entupir de cafeína não resolve absolutamente nada. A cafeína é uma energia emprestada de forma superficial, pode te deixar agitado, mas não focado mentalmente. O objetivo no tratamento da fadiga é descobrir e tratar a causa.
Muitas vezes a pessoa fadigada coloca o trabalho sempre como prioridade, colocando a saúde de lado, por achar ser futilidade fazer exercícios, se alimentar bem, dormir bem e cuidar da saúde mental com meditação e terapia. Porém uma hora a conta chega e se não for tratado, pode levar a uma enorme queda de produtividade e qualidade de vida.
Tenha um nutricionista e cuide do seu bem mais precioso, sua saúde.
Stella Barcellar – Nutricionista Esportiva Funcional