Você já passou por alguma situação onde gostaria muito de conquistar algo ou cumprir um objetivo, porém se sabotou e não conseguiu concluir como gostaria?
Se sim, você pode dizer que se sabotou. Vim falar para vocês hoje o que fazer para evitar este comportamento que mesmo não sendo favorável para nó mesmo, nos pegamos agindo assim e tal comportamento acontece para fortalecer e reafirmar crenças desadaptativas que temos sobre nós mesmos.
Primeiro passo:
Precisamos identificar qual comportamento de auto sabotagem estamos desenvolvendo e praticando, geralmente esse comportamento vem associados a pensamentos de desvalor ou desânimo, com o intuito de fazer com que seu objetivo não se cumpra com êxito.
Segundo passo:
Identificar a motivação destes comportamentos, a motivação de parar ou continuar ou parar os comportamentos da auto sabotagem.
Terceiro passo:
Identificar quais pensamentos estão sendo processados e principalmente o quanto eles tem sido permissivos para sua auto sabotagem, afim de eliminá-los através de exames de evidências e da identificação que essa permissividade vai te distanciar do objetivo final realizado com êxito.
Quarto passo:
Ao analisar os passos acima, elimine todos os comportamentos e pensamentos que estão reforçando a auto sabotagem, criando novas estratégias e plano de ação para a realização do objetivo com êxito.
- É importante enfatizar que esses comportamentos vêm para reforçar nossas crenças limitantes sobre nós mesmo, crenças que foram criadas durante toda sua vida, elas podem ser conscientes ou inconscientes e você pode não conseguir identifica-las e as readaptarem sozinhos, por isso é muito importante a ajuda do psicólogo.
Psicóloga Laina Gatte – CRP 04\49951
Pós Graduada em Terapia Cognitva Comportamental