Desequilíbrio da microbiota intestinal, ingestão insuficiente de líquidos, dieta pobre em fibras e estresse crônico estão entre as principais causas de constipação.
Atualmente, a constipação é um problema comum em razão do estilo de vida da maioria das pessoas. No entanto, ela não deve ser considerada normal.
O termo “constipação” refere-se a movimentos intestinais dolorosos, causados por dieta inadequada (na maioria das vezes em razão da falta de hidratação e fibras), assim como também pode ser gerada por causa de efeitos colaterais de medicamentos, desequilíbrios hormonais e toxicidade de metais.
Uma dieta rica em gorduras e pobre em fibras pode causar constipação. Assim como o hábito de não mastigar corretamente a comida.
Desidratação, mudança de rotina, falta de exercício/movimento, gravidez, medicação, também podem ser considerados motivos para que surjam dores intestinais e, principalmente, a má alimentação.
É IMPORTANTE ESTAR ATENTO: a constipação geralmente é a causa raiz para problemas mais graves como inflamação intestinal, intestino permeável, candidíase, inchaço, gastrite, inflamação crônica, entre outros.