Relógio biológico é a denominação dada a todo e qualquer processo periódico atrelado ao homem, dotado de um período razoavelmente preciso, faz-se de forma bem sincronizada com um relógio físico tradicional.
Quando comemos e dormimos é tão importante para a nossa saúde quanto o que consumimos e as horas de sono.
O homem foi moldado para trabalhar e render durante o dia e descansar à noite. Trabalhar em turnos alternados, atravessar a madrugada resolvendo pendências do trabalho, devorar uma pizza de madrugada e maratonar séries na TV a noite e dentro ´pode nos ADOECER!
Estudos já demonstraram que quando há compatibilidade entre o nosso relógio biológico e o social (fazemos cada vez mais isso) aumenta-se o nível de estresse, ocorre queda do sistema imunológico, alterações endócrinas e danos cognitivos.
O que eu isso significa na prática?
– Ganho de peso ou dificuldade em ganhar massa muscular, ansiedade déftcit de memória alterações de humor.
O que fazer para melhorar o quadro?
Precisamos ter Regularidade nas nossas atividades diárias, principalmente ter horários certos para acordar e ir dormir, treinar e fazer as refeições do dia. Procure criar uma rotina com horários bem definidos que você verá os benefícios do seu ritmo circadiano mais ajustado. Procure um nutricionista para te auxiliar nesse processo.
Ana Carolina Pacheco Vieira – Nutricionista Clínica, Funcional
CRN923022