Existem pessoas que ainda acreditam que os hábitos alimentares de uma criança começam a ser formados no apenas no início da introdução alimentar. Vim te contar que eles se iniciam bem antes desse momento, ainda na barriga da mãe e que as práticas alimentares dos pais, a partir da gestação já influenciam nas preferências alimentares dos filhos.

Listei abaixo 3 fatores que influenciam a formação dos hábitos alimentares na infância:

– Alimentação da mãe na gestação: As papilas gustativas do bebê começam a se formar a partir da sétima ou oitava semana de gravidez. Há evidências científicas de que sabores originários da dieta materna, durante a gestação podem ser transferidos para o líquido amniótico, e a exposição fetal a esses sabores aumenta a aceitação de alimentos com sabor similar quando reexpostos durante a infância.

– Aleitamento Materno: O leite materno sofre variações de sabor de acordo com a presença de compostos da dieta materna. Alguns alimentos consumidos pela mãe passam odor e aroma característicos para o leite materno.

– Alimentação da família: Desde muito cedo os filhos se espelham nos pais. Por isso, é muito 55 importante que a família tenha hábitos saudáveis e que a alimentação seja realizada juntamente com a refeição da criança para que a mesma tenha bons exemplos. Pais com práticas alimentares inadequadas podem prejudicar as escolhas alimentares dos filhos e influenciar negativamente o comportamento alimentar dos mesmos, que podem desenvolver obesidade e falta de controle alimentar.

Um acompanhamento nutricional desde o início da gravidez é fundamental para a uma gestação saudável e para o desenvolvimento de hábitos saudáveis dos pais e criação de bons hábitos da criança. Procure um profissional especializado. 

Bruna Ferreira- Nutricionista Materno-Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *