SINDROME DO OVÁRIO POLICISTICO, VOCÊ TEM?

Trata-se de uma síndrome, uma condição bem ampla mas, de forma geral, envolve sinais e sintomas de excesso androgênico (com aumento dos hormônios masculinos no sangue – testosterona, DHT), hirsutismo – pelos na face, acne e alopecia) e/ou disfunção ovariana (ausência de menstruação ou menstruações irregulares), PODENDO OU NÃO ter os ovários com aspecto policístico.
Pode também haver alterações metabólicas nessas mulheres, com resistência a insulina, obesidade e acúmulo de gordura abdominal.
A influência epigenética e ambiental é muito importante da SOP. Por isso, mesmo que haja necessidade de tratamento medicamentoso, os cuidados com a alimentação e o estilo de vida são essenciais tanto para amenizar os sintomas como para reduzir os fatores de risco cardiovasculares que podem estar presentes.
Algumas ações fundamentais para o manejo dessa doença:

✅ Reduzir alimentos industrializados e ricos em carboidratos simples é o principal.

✅ Estimular estratégias anti-inflamatórias (chás, shots, sucos, fitoterápicos..)

✅ A Dieta Cetogênica, ou mesmo Low-Carb pode produzir efeitos positivos (avaliação individual)

✅ Estimular o consumo de ômega 3 (sardinha, linhaça, chia e algas)

✅ Aumentar o consumo de magnésio e complexo B (folhas verdes escuras e leguminosas como grão de bico) e vitamina D

✅ Cuidar da saúde intestinal.

✅ Cessar tabagismo e controlar consumo de bebidas alcoolicas.

✅ Estimular melhora da qualidade do sono. Ajustar os horários de dormir e acordar, de preferência, dormindo até 23h e acordando cedo, entre 6-7h.

✅ Ajuste seus níveis de insulina e TSH, o hormônio da tireóide

Precisa de ajuda? Entre em contato no link e melhore sua qualidade de vida 💚