Quando o assunto é beleza, muitos pacientes vão até o consultório em busca de uma indicação de suplementos de colágeno. Essa proteína é responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele.
Além disso, também é muito importante para manter a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações.
É principalmente após os 30 anos que o corpo diminui sua produção natural de colágeno.
De origem animal, a proteína está presente em tecidos conjuntivos, como cartilagens, ossos, tendões, dentes, veias, pele e também nos músculos e camada córnea dos olhos.
Então, imagine quantas possibilidades os diferentes tipos de colágeno podem oferecer, certo?
Aliás, o colágeno representa entre 25 e 30% das proteínas presentes no corpo humano, sendo que cada tipo está em maior ou menor quantidade. Além de que cada tipo atua de maneira diferente.
Vamos conhecer a seguir os tipos de colágeno, sua formação e como podem melhorar a saúde!
– Tipo I
O mais abundante entre os tipos de colágeno, o tipo I é encontrado nos tendões, na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo comum e no tecido conjuntivo denso.
Este tipo forma fibrilas longas espessas que organizadas dão grande resistência aos tendões.
Dessa maneira, proporciona suporte para a elasticidade da pele e melhora a saúde das juntas. Também é indicado para a saúde das unhas e cabelos.
– Tipo II
O tipo II de colágeno é produzido pelos condrócitos e aparece na cartilagem hialina e na elástica.
Sua forma é semelhante ao tipo I, mas possui menor diâmetro. Está presente nos olhos, cartilagem e discos intervertebrais.
Assim, o tipo II é uma ótima solução para problemas nas cartilagens e articulações. Entre elas, a artrite, em que o colágeno tipo II ajuda na recomposição da cartilagem.
– Tipo III
Também em formato fibrilar, o tipo III é o segundo mais abundante e é encontrado na pele, útero, vasos arteriais e intestinos.
No entanto, esse tipo é o primeiro a diminuir sua produção natural no corpo, sendo seus benefícios notados por meio da suplementação.
– Colágeno Hidrolisado
O colágeno hidrolisado pode ser encontrado em três aspectos: pó, cápsula ou em forma líquida. A apresentação em pó é a mais popular por ter uma baixa umidade e assim, manter uma grande estabilidade da proteína (até 5 anos na embalagem).
Entre os tipos de colágeno, este, como já diz o nome, passa pelo processo de hidrólise. Assim, é quebrado em partículas pequenas, o que permite que seja absorvido rapidamente pelo corpo.
Existe uma grande procura pelo colágeno hidrolisado , uma vez que melhora a aparência da pele. Além do efeito rejuvenescedor, a suplementação deste tipo de colágeno também traz benefícios para as cartilagens e ossos.
– Tipos de Colágeno: Peptídeos bioativos
Neste aspecto, o colágeno é altamente hidrolisado e alcança os peptídeos do mesmo – um conjunto de aminoácidos. Sendo assim, este tipo, ou melhor, forma de apresentação, é a que possui maior facilidade de absorção por serem partículas ainda menores.
Portanto, estudos apoiam que o colágeno em formato de peptídeos tem seus benefícios potencializados. Em especial, para combater as rugas e manter a pele hidratada, dando um aspecto mais jovem para a pele.
Outras vantagens também foram comprovadas como o fortalecimento de cartilagens e articulações, e até ajudar no ganho de massa magra.

Para maiores informações e indicações do melhor a ser utilizado procure um nutricionista para auxiliar nesse processo

Ana Carolina Pacheco Vieira- Nutricionista Clínica e Funcional.

CRN9 23022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *