Como é a qualidade da sua alimentação? Você tem dificuldades para emagrecer ou engordar? Ou sofre com problemas digestivos ou intestinais?
A nutricionista Bárbara Costa é especialista em modulação intestinal e saúde feminina e já atendeu mais de 3 mil mulheres em seu consultório, em Juiz de Fora. Nesse post, ela tira as principais dúvidas sobre a necessidade de procurar uma nutricionista e como funciona o acompanhamento.
3 causas comuns para ir ao nutricionista
Satisfação estética
Segundo a nutricionista Bárbara Costa, grande parte das mulheres que atende buscam melhora da estética. Geralmente essas mulheres sabem o que é ou não saudável, mas ainda assim têm dificuldades em se alimentar bem e de encontrar combinações que ajudem em seu objetivo. Com o acompanhamento nutricional, as pacientes recebem orientação e um planejamento individual que otimiza melhores resultados.
“Nos preocupamos com distribuição protéica, calculamos a dieta da paciente, avaliamos a bioimpedância, fazemos esse acompanhamento individualizado e um plano feito só para ela, de acordo com sua necessidade, peso e massa muscular”, explica a nutricionista.
Idade e falta de nutrientes
Além da estética, outro motivo que leva as mulheres ao consultório da nutricionista é o checkup com exames laboratoriais. Esses exames são importantes para verificar deficiências de nutrientes. Segundo a nutricionista, isso é bastante comum em algumas fases da vida da mulher.
“Quando a mulher é mais jovem, por volta de 20 a 30 anos, vemos muita deficiência de ferro. Já na menopausa, a mulher precisa repor o completo B. Normalmente ajustamos a dieta alimentar conforme a necessidade e a fase da vida. Sempre pensamos na alimentação e a suplementação é um complemento.”
Inclusive, você sabia que a alimentação pode até mesmo regular a atuação dos hormônios, que impactam o ciclo menstrual?
“A mulher passa por muitas alterações hormonais ao longo da vida, inclusive várias ciclos menstruais. No acompanhamento nutricional, conseguimos ajustar os micronutrientes da dieta e contribuir com a modulação hormonal”, explica Bárbara.
Prevenção e tratamento de doenças
Outra possibilidade é a prevenção e tratamento de doenças crônicas como: diabetes, síndromemetabólica, esteatose, doença renal crônica. E doenças auto imunes como: tireoidite de hashimoto, fibromialgia, psoríase, esclerose, doença de Crohn.
“Quando pensamos em nutrição, pensamos em conduzir o paciente ao estado de saúde. A doença é o desequilíbrio do corpo. Um paciente que tem histórico de determinadas doenças na família, pode atuar na prevenção”.
O tratamento nutricional também pode tratar ou controlar questões ginecológicas como síndrome do ováriopolicstico, endometriose e problemas de fertilidade.
Porque entender a causa e mudar os hábitos é importante
Para que haja sucesso no tratamento com nutricionista, a paciente precisa compreender a causa do problema. “Só tratamos o problema sabendo a causa, por isso que a medicação no emagrecimento só tende a funcionar no curto prazo, não no longo prazo. Pois é fundamental amudança nos hábitos de vida do paciente.”
Outra necessidade é a modificação dos hábitos e a maioria das pessoas aceitam bem as mudanças. O grande desafio são as situações em que fogem da rotina, como nas férias ou em alguma festa, e isso pode levar à recaída.
Também é normal que algumas pessoas tenham mais dificuldade em aceitar e se acostumar às mudanças. Mas com o planejamento individualizado e atenção às necessidades, objetivos e gostos do paciente, Bárbara consegue adequar a dieta ao paladar e à rotina. Em uma hora e meia de consulta a nutricionista busca entender como é a rotina do paciente, suas atividades e hábitos, antes de chegar a uma estratégia.
“Aqui trabalho muito com pequenas metas e como faço o plano junto com a paciente na própria consulta, peço opinião a ela. Evito colocar o alimento que ela não gosta, tento ser cauteloso na montagem do plano. Tem pessoas resistentes a algumas coisas e não adianta convencer a mudar, mas a gente explica os benefícios de determinadas situações. Trabalho muito com técnicas de coach durante o processo, como: ferramentas de ganhos e perdas, roda da vida, análise SWOT, e outras”, explica ela.
O que esperar do acompanhamento nutricional
Quem espera resultados rápidos precisa entender que o seu organismo muitas vezes não responde nessa velocidade. Principalmente quando se trata da estética do corpo. “Do mesmo jeito que ninguém ganha peso do dia para noite, ninguém perde peso do dia para noite”, lembra a nutricionista.
Por isso, o acompanhamento nutricional, assim como o exercício físico e tantos outros processos, precisam de tempo para gerar o resultado esperado.
É por isso que Bárbara defende que as pacientes devem esperar a reeducação como o principal benefício. “Precisamos ter muita resiliência no processo, porque ele é feito de altos e baixos. Essa parte da alimentação tem muito a ver com o âmbito social, emocional, então temos que trabalhar todos os pequenos e grandes pontos.
Quando a paciente vem à consulta, temos metas a curto e longo prazo e fazemos estratégias de acordo. Começamos com a perda de peso e gordura e depois passamos para o ganho de massa magra para fazer a manutenção. Ninguém emagrece com uma consulta.”
Conheça os principais tratamentos oferecidos na Clínica Bárbara Costa e agende a sua consulta.