É muito comum o uso exagerado e contínuo de Omeprazol, Pantoprazol etc (os famosos inibidores da bomba de prótons) sem prescrição médica ou em uso contínuo, mas isso sem dúvidas trás inúmeros prejuízos que nem sempre são associados ao medicamento.

É muito comum no consultório sinais e sintomas como queda de cabelo, unhas fracas, imunidade baixa, má cognição, fraturas devido osteopenia e cansaço extremo, em pacientes que fazem uso desses medicamentos.

O uso contínuo diminui a quantidade de ácido clorídrico no estômago e isso impede a absorção de diversos nutrientes DEPENDENTES desse ácido. A acidez é extremamente importante para a digestão e absorção, sem ela toda digestão é prejudicada e isso ocasiona uma deficiência de vitaminas, minerais e proteínas.

A acidez também é protetora contra patógenos que podem causar intoxicação, sendo assim, o organismo fica muito mais vulnerável a infecções.

A má digestão das proteínas também prejudica a microbiota intestinal, já que o alimento chega menos digerido no intestino, podendo gerar gases, estufamento e disbiose.

OBS::::: O problema não está no uso pontual em um tratamento (com início e fim), mas sim no uso contínuo ou sem prescrição médica.

A primeira coisa que deve ser avaliada é a CAUSA do problema, antes de tentar tampar o sol com a peneira, ou seja, com medicamento. Tenha uma bom profissional para te ajudar, sempre.

Nutricionista Stella Barcellar – CRN9 21417

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *