A superalimentação tem sido um dos principais problemas quando se fala de comportamento alimentar e emagrecimento, pecamos muito mais pelo excesso de comida, por inúmeras questões: Sejam elas de tentar amenizar algum sentimento / emoção, por viver sem saber identificar o que o nosso corpo tem a dizer ou por hábitos que crescemos achando normal.. Passe para o lado e veja quais são os passos para aprender a respeitar essa saciedade e ter mais consciência alimentar. Veja como respeitar a saciedade e comer menos.
1 – Quanto mais voce respira enquanto come mais sente o sabor, quando mais de vagar come mais saciado / cheio fica! Por isso o primeiro passo é saber que a forma que se come, faz toda diferença, comer uma pizza de vagar, respirando e mastigando bem faz com que voce fique muito mais cheio e muito mais rápido.
2 – Entender que não é feio recusar comida Quantas vezes voce comeu sem estar com vontade para não “fazer desfeita” e assim passou por cima das suas reais necessidades? E não precisa responder: Não obrigada estou de dieta! Não estamos falando sobre dieta, apenas fale de forma carinhosa: Não obrigada, parece delicioso, mas agora não vou conseguir aproveitar da melhor forma.
3 – Voce não precisa comer tudo, como quando voce era criança e ganhava uma recompensa se comesse, ou quando precisava raspar o prato por ter gente passando fome no mundo. Primeiro que voce raspar o prato não influencia em nada na fome do mundo, segundo que voce não precisa desperdiçar comida, é possível guardar para comer depois, embrulhar, levar para a viajem. Quando voce come além da saciedade seu sistema digestivo fica sobrecarregado, assim como seu metabolismo.
4 – É preciso ressignificar o significado de APROVEITAR. Será mesmo que comer até passar mal significa aproveitar a refeiçao? Se pararmos para pensar, esse pensamento de escassez é inconsciente, afinal, vamos entrar em contato sim com aquela comida novamente, não passamos fome e vamos ter oportunidades de comer. Por isso temos que transformar essa escolha em consciente, para entender que aproveitar pode ser comendo menos e sentindo mais o sabor, pela experiencia e não pela quantidade.
5 – O pensamento JAQUE é um dos mais importantes a serem mudados… já que comi esse bombom vou comer esse biscoito, já que saí da dieta vou comer… É como sujar a roupa com um chocolate quente que caiu e dizer: Já que sujei vou sujar tudo.. faz sentido? Não né! A verdade é que o maior erro aqui não é o chocolate ou a pizza, mas sim a mentalidade de que foi um erro e que não vai mais acontecer, sendo que vai sim acontecer e não tem problema desde que seja consciente e por vontade genuína de comer, não por consequência de outra ação.
Assim voce irá sentir na prática como que respeitar a saciedade e comer menos é mais simples do que parece.