A síndrome pré-menstrual ou tensão pré-menstrual (TPM) é considerada um distúrbio que atinge muitas mulheres de várias faixas etárias. A grande maioria das mulheres em fase reprodutiva passa por períodos de TPM durante o ciclo menstrual.


Vários aspectos relacionados com a alimentação podem contribuir para a piora do quadro de TPM, como por exemplo a ingestão alimento com sódio, açúcar, álcool, cafeína, gorduras e a carne vermelha.

O consumo de carne vermelha e a piora da TPM pode estar mais relacionada ao aumento dos níveis de estrogênio plasmático, devido a quantidade de gordura saturada presente na carne. Além disso, níveis elevados de estrogênio podem contribuir negativamente para os sintomas da TPM, e a fibra alimentar é um componente excelente que pode auxiliar na remoção deste excesso de estrogênio do sangue.

Quando se pensa em reduzir os sintomas provocados pela TPM, as dietas que são compostas principalmente por carboidratos complexos e menor quantidade de açúcar e proteínas nos períodos que antecedem a menstruação, podem prevenir os sintomas de depressão e ansiedade provocados durante a TPM, além de aumentar a calma e a tranquilidade.

O magnésio pode atenuar os sintomas como a alteração de personalidade, redução ou aumento de apetite, náuseas, vômitos e espasmos musculares. Nesse contexto, a ingestão de alimentos fonte de magnésio se faz importante, como por exemplo as oleaginosas, sementes, abacate, leguminosas peixes e chocolate amargo.

Ainda, para reduzir os efeitos da TPM, os trabalhos científicos recomendam o consumo de líquidos seja aumentado, as gorduras de origem animal devem ser reduzidas e a ingestão de fibras alimentares deve ser aumentada.

Venha fazer uma consulta e dê TCHAU a esse incomodo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *