Muitos ficam preocupados ou mesmo em pânico quando recebem exames indicando que o colesterol está alto. Mas saiba que é possível mudar esse resultado.

Mudar os hábitos alimentares pode diminuir o colesterol e melhorar a quantidade de gorduras em sua corrente sanguínea.

☑️ 7 ALIMENTOS INDISPENSÁVEIS NESSE PROCESSO:

▫️1ºAveia.

Por ser uma boa fonte de fibra solúvel, auxilia no controle do colesterol. Podendo ser utilizada em diversas preparações.

▫️2º Oleaginosas.

Estudos mostram que comer amêndoas, nozes, amendoim e outros frutos secos, são excelentes nesse processo. Comer uma porção por dia por exemplo, pode reduzir ligeiramente o LDL, que é o colesterol que não faz bem. As oleaginosas possuem nutrientes adicionais que protegem o coração.

▫️3º Berinjela.

Vegetal de baixo teor calórico, é uma boa fonte de fibra solúvel.

▫️4º Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas.

Essas frutas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que diminui LDL.

▫️5º Peixes.

Comer peixes duas ou três vezes por semana pode diminuir o LDL de duas maneiras: substituindo a carne, que possui gorduras saturadas que aumentam o LDL e fornecendo gorduras ômega-3 que baixam LDL. Omega-3 reduz os triglicerídeos na corrente sanguínea e também protege o coração.

▫️6º Soja.

O consumo de soja e alimentos produzidos a partir dela, como o tofu e o leite de soja, já foram exibidos como uma maneira poderosa de baixar o colesterol. As análises mostram que o efeito é mais modesto.

▫️7º Abacate.

Possui gorduras monoinsaturadas, que são muito eficientes na diminuição de triglicérides, do colesterol ruim (LDL) e colesterol total. Também é rico em fitosteróis e possui uma série de micronutrientes, como potássio e magnésio, que aumentam a capacidade anti-inflamatória do organismo. Vale ressaltar que, apesar de todos os benefícios, é rico em calorias. Por isso, cuidado para não exagerar.

Nutricionista: Ana Carolina Pacheco Vieira.
CRN9 23022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *